Empresa Equipe Serviços e Obras Equipamentos Consultoria Contato Localização
Ponteiras Filtrantes
Poços Profundos com Injetores
Poços Profundos com Bomba Submersa
Drenos Horizontais Profundos a Vácuo
Galeria de Fotos
 Home
 Rebaixamento de Lençol Freático

Poços Profundos com Bomba Submersa

Linha 2 - Metrô - São Paulo - SP
 
METODOLOGIA

RELAÇÃO DE OBRAS EXECUTADAS

Metodologia

BOMBAS SUBMERSAS

Nesse sistema, a retirada da água é feita por bombas submersas de eixo vertical, com dois ou mais estágios, motor blindado, instaladas no fundo de tubos perfurados e entelados (tubos filtro), colocados no interior de poços de 40 cm de diâmetro mínimo. Esses sistemas são recomendados para grandes abaixamentos (maiores que 20 metros) em aqüíferos de elevada permeabilidade, onde, para espaçamentos usuais entre poços, de 8 a 15 metros, a vazão por poço deve ser da ordem de 6,0 m³/h.

PERFURAÇÃO

Poço de Prospeção - Escavação Manual Em todos os locais selecionados para a execução de poços de bombeamento para o rebaixamento de nível d'água deverá ser executada antes da perfuração dos mesmos, uma escavação manual, com o objetivo de evitar possíveis interferências com redes de utilidade pública. Esta escavação poderá ser dispensada nos casos em que estas utilidades já estiverem locadas "in situ" e/ou remanejadas. Métodos de Perfuração Os principais métodos de perfuração a serem utilizados são: rotativa com circulação direta. rotativa com circulação reversa. As perfurações rotativas serão executadas com um tubo de revestimento até pelo menos 0,5 cm abaixo do primeiro nível d'água, a fim de evitar possível perda d'água nas perfurações das camadas mais superficiais do solo. Esse revestimento deverá sempre ser aprofundado par impedir o colapso das paredes do poço. Durante a perfuração, o nível d'água dentro do tubo de revestimento deverá ser mantido constante e no nível necessário para manter o estado de equilíbrio das paredes do poço perfurado. Em qualquer tipo de perfuração deve ser garantido que o material escavado e a água de lavagem sejam adequadamente removidos. Após atingida a profundidade de perfuração indicada, deverá ser executada a limpeza do furo com a circulação ininterrupta da água limpa até se eliminar o máximo de partículas de solo em suspensão na água de perfuração.

INSTALAÇÃO DOS POÇOS

Instalação dos tubos lisos e perfurados Após a conclusão das perfurações deverão ser instalados tubos lisos, não perfurados, ligados a tubo-filtro, perfurados do tipo NOLD (DIN-4922), ambos com diâmetros e espessuras de projeto. Os tubos-filtro deverão ter aberturas laterais e deverão ser envolvidos com uma tela de fibras sintéticas flexíveis (tipo nylon), com malha enroladas no tubo em espiral, presas com fio de nylon resistente. Dependendo do tipo de solo e da composição granulométrica do material filtrante, a tela é desnecessária. Neste caso o material filtrante deve ser bem uniforme e as aberturas dos ressaltes dos tubos-filtros, menor.
Os comprimentos dos trechos de tubos lisos (não perfurados) e dos tubos filtrantes deverão ser os estipulados nos projetos.
A descida do conjunto de tubos deve ser cuidadosa e pelo seu próprio peso.
A cota base do conjunto de tubos deverá ser exatamente a estipulada no projeto.
Material Filtrante Granular
Após a colocação dos tubos no furo, o espaço anelar entre estes e a parede de perfuração, deverá ser preenchido com material filtrante natural (areia e pedregulho), com curva granulométrica de acordo com projeto.
Este material deverá ser colocado, no furo através de um tubo com injeção de água contínua, do fundo do poço para a superfície, obedecendo as cotas estipuladas em projeto.
Em cada poço gravitacional poderá ser instalado um indicador de N.A. no espaço entre a parede do furo e os tubos-filtro, o qual ficará envolvido pela camada do material filtrante. Os tubos utilizados para o INA deverão ser de PVC com um diâmetro compatível com o da perfuração.
Logo após a instalação do poço, a extremidade superior dos conjuntos de tubos poderá permanecer fechada com a colocação de uma tampa provisória de proteção.

INSTALAÇÃO DO SISTEMA DE BOMBEAMENTO COM BOMBAS SUBMERSAS

Instalação Hidráulica e Elétrica da Bomba e Caixa de Controle
Antes de instalar o sistema de bombeamento dos poços, deverá ser assegurada a limpeza dos mesmos.
Na extremidade inferior do poço, onde se situa o tubo liso fechado deverá ser instalado uma bomba do tipo submersa centrífuga, com capacidade suficiente de bombeamento, conforme projeto. Os tubos, conexões, hidrômetros, válvulas, registros que ligam as bombas até os tubos coletores na superfície, deverão ser dimensionados sempre em função da capacidade das bombas.
A operação das bombas deverá ser automática, acionada por dois eletrodos de comando, um superior e um inferior e que se localizam próximos da base do poço e da bomba submersa.
Os sistemas de caixas de controle automático dos poços deverão ser agrupados em painéis de controle geral e instalados em locais abrigados.

Relação de obras executadas

Cliente:
Empreendimento:
Local:
Serviços:
Período:
Espora Energética S.A.
Usina Hidrelétrica de Espora
Municípios de Aporé e Serranópolis - GO
Rebaixamento de lençol freático através de bombas submersas.
Dezembro de 2004 - em andamento

Cliente:
Empreendimento:

Local:
Serviços:
Período:

Construtora Andrade Gutierrez S.A.
Metrô de São Paulo - Trecho entre a Estação Paraíso e a Estação Klabin
São Paulo SP.
Rebaixamento de lençol freático.
Abril de 2004 - em andamento

Cliente:
Empreendimento:

Local:
Serviços:

Período:

CBPO Engenharia Ltda.
Metrô de São Paulo - Trecho entre a Estação Ana Rosa e a Estação Oratório.
São Paulo - SP
Rebaixamento de lençol freático através de instalação de ponteiras filtrantes.
Julho de 2004 - em andamento

Cliente:
Empreendimento:
Local:
Serviços:
Período:
Construtora Norberto Odebrecht S.A.
Túnel da Avenida Aquidabã
Campinas - SP.
Rebaixamento de lençol freático.
1987 - em andamento

Cliente:
Empreendimento:
Local:
Serviços:

Período:

Sinco Sociedade, Incorporadora e Construtora Ltda.
Av.Macuco 578/586
São Paulo - SP
Rebaixamento de lençol freático através da instalação de ponteiras filtrantes.
Fevereiro de 2003

Cliente:
Empreendimento:
Local:
Serviços:


Período:

CSD - Geoclock Geologia e Engenharia Ambiental Ltda.
BASF
São Caetano do Sul - SP
Rebaixamento de lençol freático através da instalação de ponteiras filtrantes a vácuo, para projeto de remediação de uma área contaminada no terreno da empresa.
Junho de 2002 a Dezembro de 2002

Cliente:
Empreendimento:
Local:
Serviços:

Período:

Consórcio CNO - Carioca Christiani Nielsen
Praia da Enseada
Guarujá - SP.
Rebaixamento de lençol freático através da instalação de ponteiras filtrantes.
Maio de 1998 a Dezembro de 1998

Página Principal Mapa do Site Política do Site Topo da página  

Rua Iris Meinberg, 680 - CEP: 06705-150 - V. Jovina - Cotia - SP - Brasil - Tel.: 55 (11) 4615 6199
Rua Pais Leme, 215 - conj 2210 - CEP 05424-150 - Pinheiros - SP - Brasil - Tel.: 55 (11) 3663 5772